Identidade Sexual

 

Os conceitos de sexo e género são diferentes. Enquanto que sexo relaciona-se com o biológico, isto é se nasces rapaz ou rapariga, género é mais com o cultural.

A identidade sexual indica a percepção individual sobre o sexo (masculino ou feminino) que uma pessoa percebe para si mesma. Assim como o termo sexo pode assumir várias interpretações costuma-se separar orientação sexual do conceito de identidade sexual. 

A identidade sexual pode ser exclusivamente masculina ou feminina. Também pode manifestar uma mistura entre a masculinidade e feminidade, admitindo várias categorias entre homossexualidade com inversão sexual de papéis de gênero, travestibilidade e transexualidade. A identidade sexual difere em conceitos da orientação sexual pois a identidade sexual fundamenta-se na percepção individual sobre o próprio sexo, masculino ou feminino percebido para si, manifestado no papel de gênero assumido nas relações sexuais e a orientação sexual fundamenta-se na atracção sexual por outras pessoas. Difere também da identidade de gênero no sentido em que a identidade de gênero está mais relacionada com a maneira de se vestir e de se apresentar na sociedade enquando a identidade sexual correlaciona-se mais diretamente com o papel de gênero sexual. Algumas vezes considera-se que um transexual do biotipo masculino, cuja orientação sexual é somente por homens e que se relacione sexualmente apenas no papel feminino, possa ser considerado heterossexual. Nos casos mais comuns, homens e mulheres identificam-se no biotipo sexual natural, sem manifestar desejos pela transgenereidade.

 

 

images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.maltastar.com/UserFiles/15(8).jpg&imgrefurl=http://in_my_secret_life.blogs.sapo.pt/21955.html%3Fmode%3Dreply&usg=__JfNj0AEjfgoujikfEml0nYVVJ-I=&h=390&w=300&sz=76&hl=pt-PT&start=2&um=1&tbnid=4hZkbXFY-qsMiM:&tbnh=123&tbnw=95&prev=/images%3Fq%3Didentidade%2Bsexual%26hl%3Dpt-PT%26um%3D1

 

 

 

images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.unilu.ch/img/hintergrund_gs-1430x430.jpg&imgrefurl=http://antropo-reflexoes.blogspot.com/2007/07/simplificaes-complexas-complexificaes.html&usg=__52KNF4xeGPCOJnXNoyaZ2CpkPkg=&h=370&w=430&sz=106&hl=pt-PT&start=1&um=1&tbnid=ZVwNQrfvu_RlBM:&tbnh=108&tbnw=126&prev=/images%3Fq%3Didentidade%2Bsexual%26hl%3Dpt-PT%26um%3D1