Genética comportamental

 

 

A genética comportamental é uma disciplina científica que estuda os mecanismos genéticos e neurobiológicos envolvidos em diversos comportamentos animais e humanos. Podemos caracterizá-la como uma área de intersecção entre a genética e as ciências de comportamento. É um campo no qual a variação entre os indivíduos é dividida entre componentes biológicos e componentes ambientais. As metodologias mais comuns de pesquisa são estudos envolvendo famílias, gêmeos e casos de adoção.

A PESQUISA no campo da Genética Comportamental tem demonstrado que praticamente todo aspecto da personalidade humana tem sua origem tanto em factores biológicos como em factores ambientais.

As influências do ambiente podem ser divididas em duas classes: ambiente compartilhado e ambiente não-compartilhado (ou exclusivo). Ambiente compartilhado é o ambiente comum a todos os irmãos de uma mesma família. Inclui variáveis como status socioeconômico e educação dos pais. Ambiente exclusivo é o ambiente próprio e único de cada indivíduo. Inclui variáveis como grupos de referência do indivíduo.

É importante afirmar que não há nenhum gene exclusivo para a variável humana conhecida como inteligência, para traços específicos de personalidade, para comportamento sexual ou até mesmo para peso (massa corporal). Em vez disso, tais características são poligênicas, isto é, influenciadas pela acção conjunta de múltiplos genes.

As metodologias de pesquisa já mencionadas não nos informam tais ou quais genes estão envolvidos; somente a influência relativa de todos os genes em oposição ao ambiente. Também a hereditariedade (influência genética) é um valor relativo em termos populacionais. Por exemplo, mesmo sabendo-se que 90% do peso de uma pessoa é devido a influência genética não podemos afirmar que 90% do peso de um indivíduo específico é devido a influências puramente genéticas, isto é, também existem outros factores.

 

 

web.educom.pt/~pr1327/psy_antigo/37_licao_metodosgeneticacomportamental.pdf